30/07/2011

PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA

PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
( UMA PARTE DO PLANO REALIZADO NO CURSO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO...)
1-Titulo:
Raciocínio lógico

2-Localização/publico alvo- Alunos com dificuldades de aprendizagem e PNES da Escola Estadual de Educação Básica Marcus Vinícius de Moraes.

3-Tema: O desenvolvimento do raciocínio lógico através de objetos de aprendizagem.

4-Objetivos:
Objetivo Geral: Estimular os alunos a exercitar o raciocínio lógico, através da utilização de objetos de aprendizagem, priorizando o gosto de aprender a partir do lúdico.


Objetivos Específicos:
- Conhecer os objetos de aprendizagem que servem de apoio ao ensino da lógica.
- Estimular o gosto e o interesse pela matemática através do lúdico;
- Fazer com que o aluno encontre rapidamente os resultados, exercitando o raciocínio lógico, através dos objetos de aprendizagem.

5-Justificativa:

Muitos alunos possuem dificuldades em compreender e raciocinar sobre o que está sendo proposto em um determinado problema. Notando-se uma grande dificuldade de concentração e dificuldades de raciocínio lógico optou-se então em utilizar as tecnologias acessíveis, com o auxilio do computador, que possibilita acesso a diversos tipos de objetos de aprendizagem que atrairá o aluno á aprendizagem.
Com os objetos de aprendizagem, busca-se propiciar um mecanismo para que os alunos possam praticar o desenvolvimento da lógica além da sala de aula. Um dos fatores para a utilização de um objeto de aprendizagem é torná-lo uma ferramenta de apoio ás praticas pedagógicas, capaz de reter a atenção do aluno e ao mesmo tempo facilitar a aprendizagem.

Conforme (Nunes, 2004), outro fator importante a destacar é que o professor,quando faz uso dos objetos de aprendizagem pode planejar suas aulas fazendo uso deles,conseguindo maior flexibilidade para se adaptar ao ritmo e ao interesse dos alunos, mantendo seus objetivos de ensino.

Buscando construir competência e habilidades que desenvolvam o pensar lógico matemático dos alunos de 5ª série do Ensino Fundamental, dando prioridade à qualidade do ensino e aprendizagem, faz necessário trabalhar conteúdos matemáticos integrados aos conhecimentos interdisciplinares a ludicidade e conhecimentos do cotidiano do aluno. Com a utilização dos objetos de aprendizagem propostos, espera-se que o aluno possa apresentar um melhor desempenho e raciocínio na resolução de problemas.

6-Metodologia:
Para dar inicio ao plano de ação foi realizado um estudo de caso que possibilitou uma visão mais detalhada do(s) alunos(s), principalmente de um aluno portador de necessidade especial.
Para então poder estimular o aluno PNE é necessário entender e conhecer a sua limitação e então planejar uma ação pedagógica que contemple suas habilidades.
Os alunos serão conduzidos uma vez por semana até a sala digital da escola onde terão acesso aos objetos de aprendizagem do Banco Internacional de Objetos Educacionais- BIOE e do RIVED- Rede Interativa Virtual de Educação e ainda ao site Rachacuca onde terão acesso aos jogos e problemas de lógica.
Os objetos escolhidos do BIOE e do RIVED são relacionados a Tangran e Sudoku, que são quebra-cabeças voltados a lógica e no site Rachacuca forma escolhidos os jogos de lógica: vitral quebrado, o lobo e a ovelha, figuras lógicas, números complementares, passo-a-passo, palitos no quadrado, caixa certa, aritmética com cartas, balança lógica, a loja de presentes, jarros, jogo das diferenças, suspeito oculto, calculando, cubo vermelho, resgate o urso, canhão numérico, sudoku, tangram e outros. Também foram selecionados problemas temáticos de lógica como: amigos na escola, compras do mês, navios no porto, carros no estacionamento e outros conforme o desenvolvimento das aulas.

7-Recursos:
Computador com acesso a internet
Objetos de aprendizagem dos sites citados acima:
BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/
RIVED- Rede Interativa Virtual de Educação
http://rived.mec.gov.br/
Rachacuca
http://rachacuca.com.br/logica/

RESULTADO DO CAMPEONATO

PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM.
SUA PARTICIPAÇÃO FOI MUITO IMPORTANTE!

1 LUGAR: ELIANE ALMEIDA SILVA T82
2 LUGAR: GABRIELA ALANIS
3 LUGAR: ROZALVO A.MORAES FILHO

ALUNO DESTAQUE: LEANDRO CARDOSO JÚNIOR T52

A PREMIAÇÃO OCORRERÁ DIA 06 DE AGOSTO.

OBS: NO FINAL DO ANO TEREMOS MAIS UM CAMPEONATO! PARTICIPEM!